Sempre que começa um novo ano temos a tendência de sonhar e pensar em realizar novos projetos. Se entre os seus novos sonhos se encontra o de aprender um novo idioma, talvez lhe interesse este texto. No Brasil, quando pensamos em estudar uma nova língua, o inglês parece ser a primeira opção da maioria das pessoas que conhecemos. Por que razão?

Possivelmente, porque desde pequenos nos acostumamos a ver séries e filmes norte-americanos ou talvez porque nas escolas este é o idioma estrangeiro dominante. Além disso, sempre há alguém disposto a inculcar-nos a ideia de que com a língua inglesa sempre teremos mais chance de conseguir um melhor trabalho.

Por sorte, esta realidade está mudando. Com a internet, começamos a descobrir outros idiomas e culturas além da estadunidense. E há escolas que também optam por oferecer outros idiomas a seus estudantes.

Provavelmente, o inglês foi a língua estrangeira que impuseram a você no colégio. Isso aconteceu comigo e com muitas gerações de brasileir@s. Não era o meu idioma preferido e não tive muito prazer em estudá-lo, devo confessar. Hoje, me defendo nesta língua, mas me deleito com prazer e gozo no idioma espanhol.

Vivi minha infância em Santa Catarina e cresci escutando os argentinos e paraguaios falando espanhol, durante as férias de inverno e verão, quando invadiam a região em busca de belas praias e compras baratas. Foi assim que me apaixonei por esta língua e decidi, mais tarde, aprofundar meus conhecimentos neste idioma e submergir-me na sua cultura.

Se você também tem uma queda pelo espanhol, encontra dificuldades para aprender outra língua ou simplesmente quer aprender um novo idioma, posso dar-lhe quatro boas razões ou motivos para escolher o ‘castellano’ como opção.

  • Primeiro de tudo, é um idioma muito parecido ao português. Sendo assim, é mais fácil de entender que o inglês ou alemão, por exemplo. Isso certamente lhe ajudará a sentir-se mais motivado para aprender.
  • Segundo o espanhol é o 2º idioma mais falado no mundo, ficando atrás apenas do chinês, falado por 1,197 milhões de habitantes. Cerca de 470 milhões de pessoas falam espanhol, a maioria delas no continente americano. Em Latino América (com exceção do Brasil, as Guianas e Suriname) e também na América Central o espanhol é a língua oficial de todos os países. Até mesmo nos EUA, o espanhol é a segunda língua mais falada, depois do inglês. Em total, 21 países têm o espanhol como língua materna, incluindo Guiné Equatorial, na África, e Espanha, país onde se originou o idioma. Uma vez que aprenda o idioma, poderá viajar e comunicar-se com a população destes países sem dificuldades. Também realizar cursos de especialização online em universidades estrangeiras y optar por bolsas de estudo em países de língua espanhola. Ou, quem sabe, conseguir um ascenso no trabalho ou até mesmo buscar um novo trabalho no estrangeiro.
  • Terceiro motivo, assim como o português, o espanhol é uma língua romântica – cheia de charme e encanto. Um aspecto mais para querer aprender e conhecer este idioma. Como brasileir@s, temos facilidade de expressar nossa veia romântica. ‘Somos cursis por naturaleza’ e isso nos ajuda a compreender melhor este idioma e a maneira de comunicar-se de sua gente.
  • Quarta e última razão:  ao estudar espanhol você aprenderá novas coisas sobre a cultura espanhola e expandirá seus conhecimentos. Conhecer um novo idioma nos abre a mente para novos mundos. Além disso, nos dá a oportunidade de conhecer outras pessoas e fazer novas amizades.

Espero que estas razões lhe animem a estudar Espanhol! Se é assim, busque uma escola de idiomas credenciada ao Instituto Cervantes ou do proprio Instituto Cervantes no Brasil, pois garantirá a validade do seu diploma no exterior também. Se você não está seguro sobre a escolha do idioma, inicie um curso em plataformas que oferecem o nível inicial de espanhol de forma gratuita, como: A Nossa Escola, Prime Cursos, FBV Cursos, Cerificado Cursos Online ou Cursou.

Uma vez que tenha se familiarizado com o idioma, busque uma escola credenciada e aventure-se no idioma de Cervantes. Tenho certeza que você se apaixonará pelo idioma espanhol!

Gostou do post? Compartilhe!